• Apostoli Christ

25 mil Denominações Não-Católicas Distintas



2 Pedro 2:1 — «E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.»

Desde a excomunhão de Martinho Lutero da Igreja Católica em 1520, a qual marcou o início do movimento protestante, mais de vinte mil denominações distintas foram criadas em cerca de 500 anos. Em 1980, a obra World Christian Encyclopedia [Enciclopédia Cristã Mundial] (Oxford University Press) de David A. Barret forneceu um número de 20 780 para a quantidade de denominações. Ele estimou que haveria 22 190 em 1985.


Isto significaria que existem aproximadamente 25 mil (ou possivelmente 30 mil) denominações distintas hoje em dia. Mesmo que, para efeitos de argumento, assumíssemos uma estimativa conservadora e atribuíssemos um número de 15 mil denominações, isto equivaleria a mais de uma seita nova a ser criada a cada duas semanas.


Quando consideramos o fato de que os fundadores originais do protestantismo nem sequer concordavam uns com os outros em questões fundamentais de doutrina, tal caos denominacional não deveria ser de espantar. O protestantismo é uma religião de origem humana, na qual, em última análise, cada pessoa determina por si próprio o que acha que a Bíblia ensina. Martinho Lutero (o iniciador do protestantismo) condenou as posições doutrinais de João Calvino e de Ulrico Zuínglio, outras duas figuras protestantes. Todos eles alegavam seguir a Bíblia.


Basicamente todas estas seitas não-católicas alegam ser cristãs e afirmam seguir a Bíblia, apesar de discordarem umas das outras em questões doutrinais cruciais, tais como: a natureza precisa da justificação, se as obras humanas e pecados fazem ou não parte da salvação; se o homem tem ou não livre-arbítrio; predestinação; se as crianças precisam ou não do batismo para a salvação; o que é a Comunhão; se é necessário ou não confessar ao Senhor; quais os livros do Novo Testamento que se aplicam a nós hoje em dia; a estrutura da hierarquia da Igreja; o papel dos bispos e ministros; o Dia Santo; o papel da mulher na igreja; etc. ad nauseam. A maioria destes grupos até afirmam que cada «cristão» será guiado pelo Espírito ao ler a Bíblia em privado. A desunião destas seitas constitui uma prova irrefutável de que a sua doutrina não é do Espírito da Verdade; e que o seu princípio de operação (isto é, Escritura somente sem a Igreja e a Tradição) não é a doutrina da Bíblia e dos Apóstolos.


Efésios 4:4-5 — «Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.»

Por Ir. Pedro Dimond, O.S.B.



Leia também:



25 visualizações

Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém

 

Apocalipse 7, 12

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
Contate-nos

© 2020 Apostoli Christ.