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 O Problema dos "Papas" pós-Vaticano II 

Você encontrará neste artigo:

pelo Rev. Anthony Cekada

Leia também:

Os Tradicionalistas Desafiam a Autoridade Papal?

 

de "Tradicionalistas, Infalibilidade e o Papa"

pelo Rev.  Padre Anthony Cekada

traditionalmass.org

Os católicos novos no movimento tradicional às vezes temem estar desafiando a autoridade papal. Eles estão?

Não. Ao contrário de muitos grupos tradicionalistas, não acreditamos que se possa sustentar simultaneamente que:

  1. As mudanças na Igreja foram ruins; e

  2. Os papas que promulgaram as mudanças continuaram a possuir autoridade de Cristo.

Ambas as proposições não podem ser verdadeiras. A autoridade da Igreja não pode dar o mal ou o erro.

Mas, uma vez que você reconhece o óbvio - que as mudanças do Vaticano II foram de fato prejudiciais às almas - resta apenas uma explicação razoável: os homens que promulgaram essas mudanças, de Paulo VI em diante, perderam ou não tiveram autoridade para fazê-lo.

- Uma breve explicação -

 

Como pôde isto ser assim? O raciocínio é o seguinte:

1. Os ensinamentos e leis oficialmente sancionados pelo Vaticano II e pós-Vaticano II incorporam erros e/ou promovem o mal.

2. Porque a Igreja é indefectível, seu ensinamento não pode mudar, e porque ela é infalível, suas leis não podem causar o mal.

3. Portanto, é impossível que os erros e males oficialmente sancionados nos ensinamentos e leis do Vaticano II e pós-Vaticano II possam ter procedido da autoridade da Igreja.

4. Aqueles que promulgam tais erros e males devem de alguma forma carecer de autoridade real na Igreja.

5. Os canonistas e teólogos ensinam que a deserção da fé, uma vez manifestada, traz consigo a perda automática do ofício eclesiástico (autoridade). Eles aplicam esse princípio até mesmo a um papa que, em sua capacidade pessoal, de alguma forma se torna um herege. (Veja Heresia e perda de autoridade. )

6. Até os papas reconheceram a possibilidade de um herege um dia acabar no trono de Pedro. Paulo IV decretou que a eleição de tal papa seria inválida e que lhe faltaria toda autoridade. (Veja Heresia e perda de autoridade.)

7. Uma vez que a Igreja não pode desertar, mas um papa como um indivíduo pode desertar (como, a fortiori , podem os bispos diocesanos), a melhor explicação para os erros e males pós-Vaticano II que catalogamos é que eles procederam (procedem) de indivíduos que, apesar de sua ocupação do Vaticano e de várias catedrais diocesanas, não possuíam objetivamente autoridade canônica.

- Coloque Outra Maneira -

A própria fé nos obriga a afirmar que aqueles que ensinaram esses erros ou promulgaram essas leis malignas, não importa a aparência de autoridade que possam ter, de fato não possuem a autoridade da Igreja Católica. Só assim se preserva a indefectibilidade da Igreja Católica. Devemos, portanto, como católicos que afirmam que a Igreja é indefectível e infalível, rejeitar e repudiar as alegações de que Paulo VI e seus sucessores foram verdadeiros papas. Por outro lado, deixamos à autoridade da Igreja, quando voltar a funcionar normalmente, declarar com autoridade que esses supostos papas não eram papas. Nós, como simples sacerdotes, não podemos, afinal, fazer julgamentos autorizados, legais ou doutrinais, que vinculam as consciências dos fiéis.

. . .

 

 

Heresia e Perda de Autoridade

 

de "Tradicionalistas, Infalibilidade e o Papa"

pelo Rev.  Padre Anthony Cekada

traditionalmass.org

Pode parecer surpreendente para os católicos que aprenderam a doutrina da infalibilidade papal que um papa, como professor particular, possa, no entanto, cair em heresia e perder automaticamente seu cargo.

Para que não se pense que este princípio é uma fantasia inventada por "fanáticos" tradicionalistas ou, na melhor das hipóteses, apenas uma opinião minoritária expressa por um ou dois escritores católicos obscuros, reproduzimos alguns textos de papas, santos, canonistas e teólogos.

Leitores leigos podem não estar familiarizados com os nomes de Coronata, Iragui, Badii, Prümmer, Wernz, Vidal, Beste, Vermeersch, Creusen e Regatillo. Esses padres eram autoridades reconhecidas internacionalmente em seus campos antes do Vaticano II. Nossas citações são tiradas dos enormes tratados que escreveram sobre direito canônico e teologia dogmática.

  • Matthaeus Conte a Coronata (1950):

  "Nomeação para o cargo de Primado [isto é, papado].

O que é exigido pela lei divina para esta nomeação: A pessoa nomeada deve ser um homem que possui o uso da razão, devido à ordenação do Primaz deve receber para possuir o poder de Ordens Sacras, o que é necessário para a validade da nomeação. Também exigido para a validade é que o homem designado seja membro da Igreja. Hereges e apóstatas (pelo menos os públicos) são, portanto, excluídos.

   Perda do ofício do Romano Pontífice. 

Isso pode ocorrer de várias maneiras: Heresia notória. Certos autores negam a suposição de que o Romano Pontífice possa se tornar um herege. Não se pode provar, no entanto, que o Romano Pontífice, como professor particular, não possa tornar-se um herege - se, por exemplo, negasse de forma contumaz um dogma previamente definido. Tal impecabilidade nunca foi prometida por Deus. Com efeito, o Papa Inocêncio III admite expressamente tal caso é possível.

   Se de fato tal situação acontecesse, ele [o Romano Pontífice], por lei divina, cairia do cargo sem nenhuma sentença, na verdade, mesmo sem uma declaratória. Aquele que professa abertamente a heresia se coloca fora da Igreja, e não é provável que Cristo preservasse a primazia de Sua Igreja em alguém tão indigno. Portanto, se o Romano Pontífice professasse heresia, antes de qualquer sentença condenatória (o que seria impossível de qualquer maneira) ele perderia sua autoridade”.

 

Instituições Iuris Canonici. Roma: Marietti 1950. 1:312, 316. 

  • Papa Inocêncio III (1198):

   "O Romano Pontífice não tem superior senão Deus. Quem, portanto (se um papa 'perder o sabor') poderia expulsá-lo ou pisoteá-lo - já que do papa se diz 'reunir o seu rebanho no seu aprisco'? , ele não deve se gabar de seu poder, nem deve se gloriar precipitadamente em sua honra e alto estado, porque quanto menos ele é julgado pelo homem, mais ele é julgado por Deus.

   Mesmo assim, o Romano Pontífice pode gloriar-se [ Minus dico ] porque pode ser julgado pelos homens, ou melhor, pode mostrar-se já julgado, se, por exemplo, definhar em heresia; porque aquele que não crê já está julgado.

   Nesse caso, deve-se dizer dele: 'Se o sal perder o sabor, não serve para nada, mas para ser lançado fora e pisado pelos homens'."

 

Sermão 4.

 

  • Santo Antonino (? 1459):

"No caso em que o papa se tornasse um herege, ele se encontraria, só por esse fato e sem qualquer outra sentença, separado da Igreja. Uma cabeça separada de um corpo não pode, enquanto permanecer separada, ser cabeça do mesmo corpo do qual foi cortada.

   Um papa que fosse separado da Igreja por heresia, portanto, por isso mesmo, deixaria de ser chefe da Igreja. Ele não poderia ser um herege e permanecer papa, porque, como está fora da Igreja, ele não pode possuir as chaves da Igreja."

 

Summa Theologica , citado em Actes de Vatican I. V. Frond pub.

 

  • Papa Paulo IV (1559):

"Além disso, se alguma vez aparecer que qualquer bispo (mesmo um agindo como arcebispo, patriarca ou primaz), ou um cardeal da Igreja Romana, ou um legado (como mencionado acima), ou mesmo o Romano Pontífice, que antes da sua promoção a cardeal ou ascensão ao pontificado, houvesse se desviado da fé católica, ou caído em heresia, promulgamos, decretamos, determinamos e definimos:

- a promoção ou ascensão, mesmo se esta tivesse ocorrido com o acordo unânime de todos os cardeais, é nula, inválida e sem efeito;

 

não será possível que essa adquira validez, nem por recepção de cargo, consagração, administração posterior ou posse, nem mesmo por entronização putativa do próprio Romano Pontífice, juntamente com a veneração e a obediência que todos lhe prestam.

- Tal promoção ou eleição, não poderá por qualquer decurso de tempo na situação anterior, ser considerada ainda que parcialmente legítima de qualquer forma.

- Cada uma e todas as palavras, como atos, leis, nomeações dos assim promovidos ou eleitos - e, na verdade, tudo o que delas decorrem - carecem de vigor, e não conferem estabilidade e poder legal a ninguém.

 

- Os assim promovidos ou eleitos, por isso mesmo e sem necessidade de qualquer outra declaração, serão privados de qualquer dignidade, cargo, honra, título, autoridade, cargo e poder."

  

Bula Cum ex Apostolatus Officio. 16 de fevereiro de 1559.

 

  • São Roberto Belarmino (1610):

"Um papa que é um herege manifesto, automaticamente (per se), deixa de ser papa e cabeça, assim como ele deixa automaticamente de ser um cristão e um membro da Igreja. Portanto, ele pode ser julgado e punido pela Igreja. Este é o ensinamento de todos os antigos Padres que ensinam que os hereges manifestos perdem imediatamente toda a jurisdição"

 

De Romano Pontificio. II.30.

 

  • Santo Afonso Ligório (? 1787):

 "Se um papa, como pessoa privada, caísse em heresia, cairia imediatamente do pontificado."

 

Oeuvres Completes. 9:232

 

  • Vaticano I (1869), Serápio Iragui (1959):

"O que seria dito se o Romano Pontífice se tornasse um herege? No Concílio Vaticano I, foi proposta a seguinte pergunta: Se o Romano Pontífice, como pessoa privada, poderia ou não cair em heresia manifesta?

A resposta foi a seguinte: 'Confiando firmemente na providência sobrenatural, pensamos que tais coisas provavelmente nunca ocorrerão. Mas Deus não falha em tempos de necessidade. Portanto, se Ele mesmo permitisse tal mal, os meios para lidar com ele não faltaria.' [Mansi 52:1109]

Os teólogos respondem da mesma maneira. Não podemos provar a absoluta impossibilidade de tal evento [absolutam repugnatiam facti]. Por esta razão, os teólogos comumente admitem que o Romano Pontífice, se caísse em heresia manifesta, não seria mais membro da Igreja e, portanto, também não poderia ser chamado de cabeça visível.”.

 

Manuale Theologiae Dogmaticae. Madrid: Edições Studium 1959. 371.

 

  • J. Guilherme (1913):

"O próprio papa, se notoriamente culpado de heresia, deixaria de ser papa porque deixaria de ser membro da Igreja."

 

Enciclopédia Católica. Nova York: Encyclopedia Press 1913. 7:261.

 

  • César Badii (1921):

"A lei agora em vigor para a eleição do Romano Pontífice reduz-se a estes pontos:

Excluídos como incapazes de serem validamente eleitos são os seguintes: mulheres, crianças que não atingiram a idade da razão, aqueles que sofrem de insanidade habitual, os não batizados, hereges e cismáticos.

 

Cessação do poder pontifício. Este poder cessa: Por heresia notória e abertamente divulgada. Um papa publicamente herético não seria mais um membro da Igreja; por esta razão, ele não poderia mais ser seu chefe."

Instituições Iuris Canonici. Florença: Fiorentina 1921. 160, 165. Sua ênfase.

 

 

  • Dominic Prümmer (1927):

"O poder do Romano Pontífice é perdido: . (c) Por sua insanidade perpétua ou por heresia formal. E isso pelo menos provavelmente.

Os autores de fato comumente ensinam que um papa perde seu poder através de certa e notória heresia, mas se este caso é realmente possível é questionado com razão.

Com base na suposição, no entanto, de que um papa poderia cair em heresia como pessoa privada (pois como papa ele não poderia errar na fé, porque seria infalível), vários autores elaboraram diferentes respostas sobre como ele seria então privado de seu poder. Nenhuma das respostas, no entanto, excede os limites da probabilidade." 

 

Manuale Iuris Canonci . Freiburg im Briesgau: Herder 1927. 95. Sua ênfase.

  • FX Wernz, P. Vidal (1943):

"Por heresia notória e abertamente divulgada, o Romano Pontífice, se cair em heresia, por isso mesmo [ipso facto] é considerado privado do poder de jurisdição antes mesmo de qualquer sentença declaratória da Igreja. Um papa que caia em heresia pública deixaria ipso facto de ser membro da Igreja; portanto, ele também deixaria de ser o chefe da Igreja.”.

 

Ius Canonicum. Roma: Gregoriana 1943. 2:453.

  • Udalricus Beste (1946):

“Não são poucos os canonistas que ensinam que, fora da morte e da abdicação, a dignidade pontifícia também pode ser perdida por cair em certa loucura, que legalmente equivale à morte, bem como por heresia manifesta e notória. cairia automaticamente de seu poder, e isso de fato sem a emissão de qualquer sentença, pois a primeira Sé [isto é, a Sé de Pedro] não é julgada por ninguém.

A razão é que, ao cair na heresia, o papa deixa de ser membro da Igreja. Aquele que não é membro de uma sociedade, obviamente, não pode ser seu chefe. Não encontramos nenhum exemplo disso na história".

Introdução em Codicem. 3ª edição. Collegeville: St. John's Abbey Press 1946. Canon 221.

 

  • A. Vermeersch, I. Creusen (1949):

 "O poder do Romano Pontífice cessa pela morte, renúncia gratuita (que é válida sem necessidade de qualquer aceitação, c. 221), insanidade certa e inquestionavelmente perpétua, e notória heresia.

Pelo menos de acordo com o ensinamento mais comum, o Romano Pontífice como professor particular pode cair em manifesta heresia. Então, sem nenhuma sentença declaratória (pois a Sé suprema não é julgada por ninguém), ele cairia automaticamente [ipso facto] de um poder que aquele que não é mais membro da Igreja não pode possuir.

 

Epítome Iuris Canonici . Roma: Dessain 1949. 340.

 

  • Eduardus F. Regatillo (1956):

 "O Romano Pontífice cessa no cargo: Por notória heresia pública?

 

Cinco respostas foram dadas:

1. 'O papa não pode ser um herege mesmo como professor particular.' Um pensamento piedoso, mas essencialmente infundado.

2. 'O papa perde o cargo mesmo por heresia secreta.' Falso, porque um herege secreto pode ser membro da Igreja.

3. 'O papa não perde o cargo por causa de heresia pública.' censurável.

4. 'O papa perde o cargo por uma sentença judicial por causa de heresia pública.' Mas quem emitiria a sentença? A Sé de Pedro não é julgada por ninguém (Cânon 1556).

5. 'O papa perde o cargo ipso facto por causa de heresia pública.' Este é o ensinamento mais comum, porque um papa não seria membro da Igreja e, portanto, muito menos poderia ser seu chefe”.

 

Instituições Iuris Canonici . 5ª edição. Santander: Sal Terrae, 1956. 1:396.

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Quem quiser crescer sempre em virtude e em graça, deve meditar todos os dias na Paixão de Jesus, porque não há exercício mais útil para santificar uma alma do que a consideração frequente das penas do Salvador.

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