• Apostoli Christ

Contrição Perfeita - Ladainha



Quem tiver a infelicidade de cometer um pecado, e estiver impossibilitado de confessar-se logo, terá sempre um precioso recurso para reconciliar-se sem demora com Deus.



Poucos dons são tão estimáveis, sobretudo neste tempo de Apostasia em que não temos notícias de onde recebermos sacramentos válidos, do que a contrição perfeita, isto é, aquela dor de alma que tem por motivo a caridade divina — à qual nada é mais horrível do que ofender a Deus! — e se manifesta pela detestação verdadeira e suma de todos os pecados mortais já cometidos, com o propósito sincero de não tornar a pecar e o desejo, ao menos implícito, de receber assim que possível o sacramento da Penitência. É tamanha a força desse arrependimento, que o próprio Concílio de Trento diz ser efeito dele a reconciliação com Deus antes mesmo que se receba de fato a absolvição sacramental [1]. 


Trata-se, sim, de uma graça extraordinária, e por isso nem sempre nos é possível ter certeza de havê-la recebido; mas podemos, e até devemos, pedi-la a Deus com insistência e valer-nos dos meios que estão ao nosso alcance para suscitar em nós as condições necessárias à perfeição da contrição:

  • considerar pausadamente os sofrimentos que, por nossos pecados, padeceu o Verbo encarnado;

  • lembrar todos os dias os inúmeros benefícios com que Deus, apesar de nossa infidelidade, não cessa de nos cumular e, acima de tudo,

  • rezar, e rezar muito para que Ele nos dê a prenda deste maravilhoso arrependimento.


É com essa finalidade que apresentamos abaixo uma tradicional ladainha composta para estimular em nossas almas a dor de nossos pecados e implorar a Deus, Misericórdia infinita, uma contrição verdadeira, a correção eficaz de nossos costumes e — queira Ele! — o perdão de nossas tantas e tão graves culpas.



Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.


Deus Pai do céus, tende piedade de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós. Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.


Vós, que não desejais a morte do pecador, ℟. Tende piedade de nós. Vós, que esperais com paciência a conversão do pecador, ℟. Tende piedade de nós. Vós, que convidais os pecadores a que se convertam, ℟. Tende piedade de nós. Vós, que acolheis benignamente o pecador arrependido, ℟. Tende piedade de nós. Vós, que Vos regozijais com a conversão do pecador, ℟. Tende piedade de nós.


De Vos ter ofendido, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter tantas vezes e tão gravemente pecado, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter pecado por pensamentos, palavras e ações, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter pecado pelos sentidos do meu corpo, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter pecado pelas potências de minha alma, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter pecado com tanta audácia, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De Vos ter abandonado pelas criaturas, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter preferido a Vós o que é ilusão e vaidade, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter menosprezado as Vossas perfeições infinitas, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter abusado de Vossos dons e benefícios, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter renovado os sofrimentos de Jesus Cristo, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De ter desprezado Vossos favores e amizade, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. E somente por causa de Vós, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Por incorrer no Vosso desagrado, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Por ser ingrato à Vossa Bondade, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Não pelo temor do castigo, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Não pela esperança da recompensa, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Não constrangidamente, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Mas de puro amor para convosco, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Pelo respeito devido à Vossa Majestade Suprema, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. Com o horror que Vos causam todos os pecados, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus. De tudo me pesa, meu Deus, com o mesmo pesar que os santos choraram suas faltas, ℟. Pesa-me de todo coração, meu Deus.


Propósito de emenda. — Porque eu Vos amo, meu Deus, prometo emendar-me, com o auxílio de Vossa graça; prometo não mais Vos ofender desde o presente; prometo evitar toda ocasião de pecar; prometo resistir a todas as tentações; prometo reprimir em mim todos os maus pensamentos; prometo preferir perder tudo quanto possuo antes de tornar a ofender-Vos; prometo preferir sofrer tudo antes que pecar; prometo morrer antes que tornar a pecar.


Pai nosso...


Oração. — Ó Deus, que sois a fonte dos bons propósitos e das obras santas, dai-me a fortaleza de que necessito para ter um verdadeiro arrependimento de meus pecados e para emendar sinceramente a minha vida, a fim de poder alcançar de Vossa misericórdia o perdão de todas as minhas culpas. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.



FAÇA O EXAME DE CONSCIÊNCIA




Referências

1 - Cf. Concílio de Trento, s. 14, c. 4 (DH 1677).

94 visualizações

Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém

 

Apocalipse 7, 12

Contate-nos
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

© 2020 Apostoli Christ.